domingo, 21 de abril de 2013

21 de Abril (Dia Mundial do Bombeiro)






Um Bombeiro é um profissional/voluntário que por vezes possui treinamento e equipamento adequado para apagar ou minimizar incêndios, resgatar pessoas em situação de perigo, salvaguardar bens materiais e ajudar e fornecer assistência nos desastres naturais e nos causados pelo homem. Podem ser militares, no caso da grande maioria dos estados Brasileiros, ou então civis e voluntários, como ocorre em alguns paises europeus e nos EUA. Em geral são profissionais que têm grande prestígio junto ao público, principalmente o infantil, pois são vistos como heróis. Em Portugal, os bombeiros são popularmente conhecidos como Soldados da Paz.

FONTE: http://www.g-sat.net/efemerides-1350/21-de-abril-dia-mundial-do-bombeiro-158406.html

domingo, 7 de abril de 2013

Dia Mundial da Saúde: OMS alerta para importância do controle da hipertensão

A OMS afirma que a hipertensão constitui um problema de saúde pública.
Ela contribui para a maioria dos casos de doença cardiovascular, derrame, falência dos rins, invalidez e morte prematura.
Dados da organização indicam que mais de uma em cada três pessoas têm pressão alta. Em 2008, 40% dos adultos no mundo com 25 anos ou mais sofriam de hipertensão. No mesmo ano, 17,3 milhões de pessoas morreram apenas em razão de doenças cardiovasculares. Cerca de 80% dos óbitos provocados por doenças não-transmissíveis são registrados em países de baixa e média renda.
“Muitas pessoas não sabem que têm pressão alta porque a hipertensão nem sempre apresenta sintomas. Como resultado, ela contribui para mais de 9 milhões de mortes registradas todos os anos, incluindo metade dos óbitos provocados por doenças cardiovasculares e derrames.”
A OMS lembrou que a hipertensão é um quadro prevenível e tratável e cobrou a união de esforços de governos, profissionais de saúde, sociedade civil e setor privado, para reduzir o impacto do problema no mundo.
A orientação é que a população combata o risco de desenvolver pressão alta por meio de ações como reduzir a ingestão de sal; comer de forma balanceada; evitar o consumo nocivo do álcool; praticar atividade física; e evitar o fumo.
Da Agência Brasil
FONTE: http://casadenoticias.com.br/noticias/13002
  • Coracao

sábado, 6 de abril de 2013

06/04 - Dia Mundial da Atividade Física

O sedentarismo está cada vez mais presente na população e vem contribuindo para o aumento de mortes evitáveis na sociedade, devendo ser combatido.
A saúde e a qualidade de vida das pessoas podem ser preservadas e melhoradas com a prática de atividade física regular.
Diversos estudos científicos têm demonstrado que um estilo de vida ativo e saudável diminui a chance de adoecimento e aumenta os “anos de vida”.
30 minutos de caminhada por dia podem mudar a sua vida !
Getty Images
 Principais condições clínicas combatidas pela prática regular de exercícios físicos:
  • Infarto do coração
  • Hipertensão Arterial
  • Acidente vascular encefálico (“derrame”)
  • Obesidade
  • Diabetes melittus tipo 2
  • Osteoporose e osteoartrose
  • Câncer de cólon, mama, próstata e pulmão
  • Ansiedade e depressão
FONTE: http://saudegeia.com.br/viva/dia-mundial-da-atividade-fisica/

sábado, 30 de março de 2013

CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL DE CUITÉ REALIZA PÁSCOA COM OS USUÁRIOS

O Centro de Atenção Psicossocial de Cuité (CAPS) realizou nesta quarta-feira (27) a ‘Páscoa do Caps’, o evento começou com uma celebração do grupo de oração da igreja católica, seguido de um momento de oração. Logo após foi servido um lanche aos presentes e ainda a distribuição de ovos de páscoa.

Foto: Ascom

O evento contou com a presença da prefeita Euda Fabiana, do secretário de saúde, Gentil Palmeira, da subsecretária Izabel Mendes, além dos usuários e seus familiares. Na sua fala, a prefeita enfatizou o trabalho da prefeitura na área da saúde e os bons resultados do Caps no município. “É um trabalho que foi implantado na nossa gestão e vem sendo bem coordenado pela psicóloga Socorro Souto e a gente fica muito feliz quando chega aqui e vê as pessoas que antes não entravam em lugar algum, viviam ociosas e hoje são incluídas na sociedade como todos nós”, ressaltou a prefeita.

Foto: Ascom

João da Cruz é usuário do Caps desde a sua fundação e fala da satisfação de participar do centro. “Eu acho muito bom, é muito legal, todo mundo me respeita e eu gosto muito daqui”, revelou.

A coordenadora, Socorro Souto, externou o sentimento de felicidade com os bons resultados conquistados. “Quando se fala de sucesso se fala como um todo, se fala da gestão, do secretário e de toda a equipe, o nosso trabalho tem vigorado de uma forma tão ampla que nós estamos extasiados de felicidade, cada rostinho que a gente vê com um sorriso, cada um deles que sai do estágio que viviam nos escombros da vida e são reinseridos na sociedade, então isso é fantástico e não tem palavra pra definir”, declarou.

O Secretário de Saúde, Gentil Palmeira, ressaltou o trabalho da gestão com os programas de inclusão social. “A administração municipal tem tido um olhar muito grande nos programas de inclusão social e eu acredito no maior programa que nós temos de promoção a saúde e inclusão social que é o Caps que tão bem tem sido executado através da coordenação da psicóloga Socorro Souto e extensivo a toda sua equipe que tem desenvolvido um trabalho excelente aqui no centro”, ressaltou.

Ascom/Cuité
 
 
 
 
 
 
 
Fonte:
http://serradecuite.blogspot.com.br/

30/03/1842 - Cirurgia sem dor

A primeira cirurgia usando anestesia é realizada pelo médico Crawford Long, na Georgia, Estados Unidos.
 
A descoberta da anestesia foi uma das inovações clínicas que revolucionaram a cirurgia. A anestesia com éter foi descoberta em Boston na década de 1840. Anos antes, em 1831, o clorofórmio havia sido elaborado. O médico escocês Sir James Simpson de Edimburgo foi o primeiro a usá-lo como anestésico em 1847, mas só foi largamente aceito na medicina por volta de 1853.
A única anestesia conhecida até o momento era feita à base de álcool e pólvora, aplicada no paciente por via oral. Normalmente ele era segurado pelos assistentes enquanto mordia algo para não gritar, até que a operação terminasse. Geralmente eram feitas desta forma amputações, consideradas na época como “grandes cirurgias”.
Embora os pacientes agüentassem dores extraordinárias, havia uma busca urgente por analgésicos. Para aliviar a dor, eram combinadas várias substâncias, a maior parte delas extraída de plantas “medicinais”. Às vezes, a mistura ficava muito forte e o paciente morria por overdose.
Nos anos 1800, boa parte das pessoas buscava na religião, ou nelas mesma, a força para suportar a dor, que era vista como uma punição de Deus para os perversos e como purificadora da alma para os bons.
A anestesia com éter foi introduzida nos EUA em 1846, e com clorofórmio, no Reino Unido, em 1847. A inalação dos vapores desses compostos não apenas colocava as pessoas para “dormir”, tornando-as insensíveis à dor, mas seu uso significava que os pacientes se “tornaram inconscientes à tortura”. Assistir a um filme antigo de guerra é, de fato, presenciar tortura a sangue frio.
Essa grande invenção na história da medicina não só beneficiou os pacientes, como também tornou mais fácil a vida dos cirurgiões, que não tinham mais que lidar com pacientes desesperados contorcendo-se de dor na mesa de cirurgia durante uma amputação, ou com uma fuga precipitada.

FONTES:
http://portalmultirio.rio.rj.gov.br/sec21/almanaque_artigo.asp?cod_artigo=2379
http://www.infoescola.com/medicina/historia-da-anestesia/
http://usuarios.cultura.com.br/jmrezende/anestesia.htm

quinta-feira, 28 de março de 2013

Acadêmicos de Enfermagem da UFCG realizam palestra de Primeiros Socorros (APH) para alunos da EJA da rede municipal


No último sábado (23/03/2013), a convite da equipe gestora da EMEF Ana Maria Gomes, os acadêmicos de enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG (campus Cuité) Emanuelle Morais e Jadiel Santos ministraram uma palestra abordando o tema primeiros socorros e atendimento pré-hospitalar (APH) direcionada a alunos e professores da Educação de Jovens e Adultos - EJA. 
Foi um momento de muito aprendizado onde foi abordado acontecimentos que podem ocorrer no dia-a-dia e o que fazer em cada situação.
Neste mesmo dia houve também outras oficinas, como a de xadrez, iniciação digital, hortas e reciclagem. Houve entrega de certificado a todos os participantes.




domingo, 24 de março de 2013

24 de março: Dia Mundial de Combate à Tuberculose







Doença é um dos principais problemas de saúde pública no Brasil, que ocupa o 17º lugar no ranking dos 22 países com maior número de casos.
Este domingo (24/03) é o Dia Mundial de Combate à Tuberculose (TB), doença contagiosa transmitida pelo ar que ataca principalmente o pulmão. De acordo com o diretor de Comunicação da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC), Dr. Oscarino Barreto Jr., apesar de potencialmente curável, a doença é um dos principais problemas de saúde pública no Brasil e no mundo. A desinformação, a dificuldade de adesão ao tratamento – administração diária de medicamentos durante seis meses, sem interrupção - e a resistência microbiana (tuberculose multirresistente -MDR-TB) a esses medicamentos são fatores agravantes no controle da TB.

Para garantir a continuidade do tratamento até o fim, o especialista defende a Estratégia do Tratamento Supervisionado da Tuberculose (DOTS, da sigla em inglês), programa internacionalmente utilizado, recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que consiste em assistir o paciente em todo o período terapêutico para erradicação da doença – muitos param de se tratar por conta própria, se julgando curados por conta do desaparecimento dos sintomas, o que é um erro. “A estratégia é a principal responsável pela diminuição do abandono do tratamento”, relata o médico de família.

Tosse contínua com produção de catarro acompanhado de sangue; febre; suor excessivo pela noite; indisposição e fraqueza; perda de apetite e de peso estão entre os principais sintomas da TB. “Durante as duas primeiras semanas de tratamento, o doente ainda pode contagiar outras pessoas, por isso é necessário que proteja a boca ao tossir ou espirrar. É de grande importância identificar o mais rápido possível os infectados, pois um dos maiores reservatórios da bactéria (Mycobacterium tuberculosis) é o próprio corpo humano. Seguir o tratamento até o fim é fundamental, pois a doença tem cura”, conclui Dr. Oscarino.

Tuberculose em números
Segundo dados de 2010 do Programa Nacional de Controle da Tuberculose (PNCT) do Ministério da Saúde (MS), no ranking dos 22 países com maior número de casos no mundo, o Brasil ocupa o 17º lugar. Em 2011, o número de novos casos foi de 69.245, enquanto a taxa de mortalidade foi de 4,6 mil. A incidência média é de 36 casos por 100 mil habitantes. A tuberculose é a quarta maior causa de mortes por doença infecciosa e primeira maior causa de mortes dos pacientes com aids no Brasil. A meta do milênio é erradicar a tuberculose até 2050, mas até 2015 o Brasil tem de reduzir os números de casos para até 25,8 para cada 100 mil habitantes.

Fatores que facilitam o surgimento da doença
Ambientes suscetíveis à contração de vírus, como hospitais e redes de saúde em geral; idade avançada; predisposição genética; desnutrição; uso de drogas ilícitas, entre outros.

Devido à sua baixa imunidade, portadores de HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana) têm mais possibilidades de contrair tuberculose.

FONTE: http://www.maxpressnet.com.br/Conteudo/1,570992,24_de_marco_Dia_Mundial_de_Combate_a_Tuberculose,570992,9.htm

sexta-feira, 15 de março de 2013

Conheça os benefícios e malefícios do chocolate



RACHEL BOTELHO
Colaboração para a Folha de S.Paulo

Ele está por a toda parte. Pertinho da Páscoa, fileiras de ovos de chocolate se multiplicam nos supermercados e nas doçarias, exigindo muita força de vontade de quem não pode ou não quer sucumbir à tentação.

Altamente calórico, o chocolate é o vilão das dietas, mas pode ser consumido com moderação por pessoas saudáveis. Nutritivo, contém vitaminas e sais minerais, além de alto teor de flavonóides --antioxidantes que podem ajudar a reduzir os riscos de doenças cardiovasculares-- e de substâncias precursoras da serotonina --responsável pela sensação de prazer e bem-estar.

Para esclarecer as principais dúvidas e curiosidades a respeito dessa iguaria, a Folha ouviu 17 profissionais da indústria de chocolate e das áreas de dermatologia, endocrinologia, nutrição, otorrinolaringologia, pediatria e psiquiatria.

1. Chocolate faz bem para a saúde?
Alguns estudos, não conclusivos, dizem que os antioxidantes presentes no chocolate amargo combatem os radicais livres, retardando, assim, o envelhecimento, e ajudam a diminuir os níveis de LDL (o mau colesterol) no sangue. Ele contém vitaminas --A, B, C, D e E-- e sais minerais, como o ferro e o fósforo. De qualquer modo, por ser altamente calórico, deve ser consumido com moderação inclusive por pessoas saudáveis. O chocolate ao leite e o branco são os menos recomendados, devido às gorduras saturadas presentes no leite.

2. Qual é a quantidade recomendada por dia?
A Organização Mundial de Saúde não recomenda o consumo de nenhum tipo de doce. Para quem não resiste, o importante é não ultrapassar o limite diário de até 50 gramas, em função dos altos teores de açúcar e gordura.

3. Qual é o mais e o menos calórico?
O chocolate amargo e o ao leite têm praticamente as mesmas calorias.

4. O "diet" engorda? E o "light"?
Como não tem açúcar na composição, o teor de gordura do "diet" precisa ser maior, para garantir a mesma consistência. Em alguns casos, ele chega a ser mais calórico que o chocolate comum, por isso é indicado apenas para diabéticos, não para pessoas com restrição calórica. Já os "light" têm menos gordura e, por isso, menos calorias.

5. Quem não deve comer chocolate de jeito nenhum?
Pessoas sensíveis podem ter enxaqueca provocada por alergias ou devido à ação de substâncias vasodilatadoras presentes no chocolate, além de irritações na pele, no estômago e na mucosa intestinal. A tosse pode ocorrer como manifestação alérgica, embora não seja comum. A diarréia pode ser causada pelo consumo excessivo, devido ao alto teor de gordura, razão pela qual pessoas com problemas no fígado devem evitá-lo. Estima-se também que de 10% a 15% das pessoas com doenças labirínticas tenham problemas com o metabolismo de açúcar.

6. E as crianças? A partir de que idade o consumo de chocolate é liberado?
Ele deve ser desestimulado em qualquer idade, devido ao alto teor de açúcar e gordura. Quanto mais cedo a criança começar a comer chocolate, pior. No primeiro ano de vida, as chances de intolerância à lactose (açúcar encontrado no leite animal) são maiores.

7. Qual o é o efeito dele na pele? Dá espinha? E dos cosméticos à base de chocolate?
Nenhum estudo científico comprova a relação entre o consumo de chocolate e o surgimento de espinhas. Alguns dermatologistas, no entanto, afirmam que pacientes com propensão à acne relatam piora após a ingestão exagerada de chocolate. Já os efeitos de cosméticos e tratamentos para a pele à base de chocolate, disponíveis desde a Antigüidade, são duvidosos. O óleo do cacau hidrata a pele apenas superficialmente, podendo ser usado em peles ressecadas ou envelhecidas, embora existam produtos mais eficazes.

8. Chocolate pode causar dependência?
Sim. Ele contém três substâncias que podem provocá-la: a teobromina, a cafeína e a feniletiamina. Para ser caracterizada como dependente, a pessoa precisa consumir chocolate para se sentir bem ou ter sintomas depressivos quando fica muito tempo sem comê-lo. Geralmente, o problema afeta os indivíduos angustiados e os ansiosos.

9. Como são os chocolates especiais para pessoas alérgicas à lactose e ao glúten?
A maioria dos produtos voltados a pessoas com intolerância à lactose utiliza o leite de soja no lugar do leite de origem animal. Como alternativa, existe o chocolate amargo, que não leva leite na sua composição. Já as pessoas com intolerância ao glúten devem consultar as informações no rótulo do produto para se certificar que o recheio ou os outros ingredientes são livres da substância. Chocolate puro não contém glúten.

10. Por que, ao comê-lo, sentimos melhora de humor e alívio no estresse?
Porque ele contém substâncias que estimulam a produção de serotonina, um neurotransmissor que ajuda a combater a depressão e a ansiedade, além de estimular os centros de prazer e de bem-estar.

11. Chocolate é afrodisíaco?
Dessa crença popular, difundida há séculos, o que se sabe é que ele estabiliza neurotransmissores relacionados a sensações prazerosas, como a dopamina e a serotonina, e favorece a liberação de endorfinas e encefalinas que produzem o prazer.

12. Se a pessoa concentrar o consumo do ano todo na Páscoa, pode ter uma intoxicação?
Ela só vai ocorrer se o chocolate estiver contaminado por alguma toxina. Mas o consumo exagerado pode provocar diarréia.

13. Qual é o prazo de validade de um chocolate? Ele dá algum sinal de que está impróprio para o consumo?
Em seis meses, ele começa a perder o sabor e o aroma, mas pode durar até um ano. Quando é submetido ao calor excessivo, a sua gordura sobe à superfície: o chocolate fica manchado, mas não significa que está estragado.

14. Por que se diz que os chocolates belgas, franceses, suíços e venezuelanos são tão superiores aos brasileiros?
Países europeus, como Bélgica e Suíça, não plantam o cacau que utilizam. Sua fama de fazer bons chocolates decorre dos grãos utilizados, da tecnologia empregada e da tradição --os suíços foram os primeiros a fabricar chocolates ao leite, e os belgas lideram o mercado de produtos voltados a profissionais. Na Venezuela, o grão de cacau é superior ao brasileiro, considerado ácido por alguns.

15. Assim como ocorre com o café e o vinho, as características do chocolate podem variar de acordo com o tipo de solo e de clima?
Sim. A quantidade de calor, de umidade, o tipo de solo e a variedade do grão interferem na qualidade do cacau. Assim como acontece com as uvas, uma pequena variação ou um declive do solo pode alterar o aroma, a textura e o sabor do fruto que dará origem ao chocolate. Quando ele é produzido com grãos de uma região específica, é chamado de chocolate de origem. Os grãos cultivados na América costumam ter um sabor mais marcante de frutas, ervas e flores, dependendo da região.

16. Os chocolates com mais cacau são os melhores?
O conceito é relativo, já que depende do gosto pessoal. Mas, quanto maior a quantidade de cacau, menor a de outros ingredientes que mascaram o seu sabor. Para um chocolate derreter facilmente na boca, a quantidade de manteiga de cacau é determinante, porque seu ponto de fusão é a temperatura do corpo humano: quando entra em contato com o calor da boca, o chocolate derrete.

17. Por que se presenteia na Páscoa com ovos de chocolate?
O costume começou há cerca de 3.000 anos com os chineses, que comemoravam o início da primavera no Hemisfério Norte, oferecendo ovos de pata e galinha pintados em cores fortes. O ritual pagão celebrava a volta à vida, após um inverno rigoroso e os longos meses em que a natureza permanecia coberta de neve. A data coincide com a Páscoa cristã, que marca a ressurreição de Cristo. Com o tempo, o costume se espalhou pelo mundo, e outros materiais substituíram o ovo animal, como a madeira e as pedras. Em meados de 1828, o desenvolvimento da indústria de chocolates na Inglaterra consolidou o produto como matéria-prima nesta época. No Oriente, no entanto, os ovos de chocolate ainda não foram totalmente incorporados à cultura.

QUADROS
DE QUE É FEITO O CHOCOLATE
Amargo: massa de cacau (resultado da trituração das favas), manteiga de cacau, açúcar e lecitina de soja (estabilizante usado para tornar a mistura homogênea)
Ao leite: adiciona-se leite em pó à massa de cacau, à manteiga de cacau, ao açúcar e à lecitina de soja
Branco: manteiga de cacau, açúcar, lecitina de soja e leite em pó

QUEIME AS CALORIAS
(na esteira ou na piscina, 100 gramas de chocolate ao leite
Andando
89 minutos a 5 km/h
Correndo
57 minutos a 5 km/h
Nadando
60 minutos de "crawl" em velocidade média
Hidroginástica
48 minutos em intensidade média
* valores calculados para uma pessoa de 70 kg
Fonte: RGNutri (consultoria nutricional)

OS MAIS CALÓRICOS
(calorias/100 gramas)
Chocolate crocante 553
Chocolate branco 550
Chocolate ao leite 540
Chocolate amargo 537
Fonte: RGNutri (consultoria nutricional)

OS 5 MAIORES CONSUMIDORES MUNDIAIS
(em toneladas/ano)
Estados Unidos - 1,696 milhão
Alemanha - 695 mil
Inglaterra - 641 mil
Rússia - 537 mil
França - 248 mil
O Brasil encontra-se na sétima posição, com 137 mil toneladas
Fonte: Associação Brasileira da Indústria de Chocolate, Cacau, Balas e Derivados

OS 5 MENORES CONSUMIDORES MUNDIAIS
(em toneladas/ano)
Cingapura - 4.000
Tailândia - 4.000
Hong Kong - 6.000
Venezuela - 6.000
Malásia - 8.000


FONTE: http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/noticias/ult263u4114.shtml

sábado, 9 de março de 2013

Um abraço faz toda a diferença

Segundo o site Shape, os abraços podem trazer alguns benefícios à saúde.

1. É muito bom: o abraço libera uma substância chamada oxitocina, também conhecida como o hormônio do bem-estar, aumentando a felicidade geral da pessoa.
O abraço também pode liberar endorfinas, mesma substância química liberada após um bom treino ou quando você come chocolate. Ela também contribui para esse bem-estar.
 
2. Faz você se sentir sexy: o benefício mais óbvio para o abraço entre um casal está no sentido físico. Ele pode levar o casal a ter um momento divertido, relaxante e amoroso após o ato sexual.
Além disso, há também a liberação de dopamina, um hormônio que aumenta o desejo sexual. Estudos mostram que o sexo faz bem para o corpo e para a mente.
 
3. Reduz o estresse e a pressão arterial: o contato físico com outras pessoas pode ajudar a reduzir o estresse. Abraçar e beijar aumentam os níveis de oxitocina que pode ajudar a diminuir pressão arterial, reduzindo o risco de doenças cardíacas, estresse e ansiedade.
 
4. Ligação entre mulheres com os bebês: o abraço também é saudável por conta do apego emocional. A ocitocina está intimamente ligada ao parto e a amamentação e, segundo um estudo, tem um papel biológico na ligação entre mãe e bebê.
É saudável querer estar perto de alguém. O abraço será ainda melhor se você contar ao seu parceiro sobre o quanto se sente bem e confortável quando ele chega perto.
 
5. Ajuda na comunicação: o abraço não causa apenas atração física. A maioria dos casais queixam-se problemas de comunicação. As pessoas querem se sentir compreendidas e o abraço pode ser o veículo que transmite compreensão e empatia. A comunicação não-verbal pode ser uma forma muito poderosa de falar com seu parceiro sobre sentimentos.
Dar um abraço como forma de comunicação pode ajudar os casais a terem uma relação ainda melhor.

FONTE: http://saude.terra.com.br/bem-estar/veja-5-motivos-pelos-quais-um-abraco-faz-bem-a-saude,85c83f04c2f27310VgnCLD100000bbcceb0aRCRD.html

sexta-feira, 8 de março de 2013

Concurso público para seleção de professor



UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

CAMPUS CUITÉ


Concurso público para seleção de professor.


Vagas:

Enfermagem Fundamental e Gerencial (01 vaga T-40 DE)

Inscrições: 11 a 17 de março de 2013.

Salário: 5466,55


Edital: http://www.ufcg.edu.br:8080/chamadas/downloads/150246.pdf


domingo, 24 de fevereiro de 2013

Pirâmide Alimentar: Tenha uma alimentação saudável


Alimentar é dar ao organismo os nutrientes necessários à sua manutenção. Os nutrientes são encontrados nos alimentos, que podem ser tanto de origem vegetal como animal. Os alimentos são partidos em pequenas porções pelos processos de digestão e absorção, que começa na boca, através da mastigação, e termina nos intestinos, onde os nutrientes são absorvidos, para serem usados nas células, tecidos, músculos, órgãos, enfim por todo organismo.

 Nenhum alimento conterá todos os nutrientes necessários à manutenção da vida e um mesmo tipo de alimento pode oferecer ao organismo nutrientes em excesso, que podem causar várias doenças. O ideal então é equilibrar a alimentação. A Pirâmide Alimentar foi criada para ajudar e a entender como equilibrar esses alimentos diariamente. Os alimentos são agrupados de acordo com as suas funções e seus nutrientes.

De acordo com a Universidade de Brasília - Departamento de Nutrição, a pirâmide alimentar é dividida em 8 grupos. Nenhum grupo pode ser utilizado como única fonte dos nutrientes, mesmo por que, nenhum grupo contém todos os nutrientes.
A pirâmide funciona da seguinte maneira: A base larga indica os alimentos mais necessários e que devem ser mais consumidos, a medida que vai encurtando, vai diminuindo a necessidade de consumir esses tipos de alimentos, chegando até a ponta da pirâmide que indica alimentos que devem ser ingeridos em poucos quantidades. É bom lembrar que todos os alimentos contidos em todos os grupos são importantes, o que muda é a quantidade a ser ingerida. A quantidade é especificada através das porções para cada grupo.
Alimentos como açúcar, as gorduras e o sal podem ser encontrados em vários grupos, por já estarem presentes naturalmente nos alimentos. A ingestão particular desses alimentos, como por exemplo: o sal de cozinha e o açúcar de mesa, devem ser alvos de atenção. Uma vez que o seu excesso pode acarretar vários comprometimentos a saúde. O mesmo vale para as gorduras, principalmente a gordura animal, que é rica em colesterol.
Á água, não faz parte da pirâmide alimentar tradicional, porém alguns nutricionistas defendem que á água é a base da pirâmide, por ser essencial a vida e presente na maioria dos seres vivos. No ser humano, representa até 70% do corpo. A água serve para hidratar o organismo, ajuda a dissolver os alimentos e transportar os nutrientes. Um adulto deve beber de 1 a 3 litros de água por dia.

FONTE: http://www.weblaranja.com/nutricao/piramide_alimentar.htm

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Conheça os benefícios de beber água antes de dormir




Há inúmeros bene­fí­cios da água potável, desde o man­ter saudável e hidratado até limpar o acne. Você pode já estar recebendo alguns destes bene­fí­cios, mesmo sem saber. A Água con­tém muitos min­erais valiosos e nutri­entes que seu corpo pre­cisa para fun­cionar cor­re­ta­mente. Beber água antes de dormir é uma das mel­hores maneiras de aju­dar seu corpo a armazenar os nutri­entes e min­erais que você pre­cisa para ficar saudável e forte.

Bene­fí­cios  Hidratantes

Beber um copo de água antes de ir para a cama ajuda seu corpo a repor os flu­i­dos que perde ao longo do dia de ativi­dade nor­mal. Desde que seu corpo é basi­ca­mente água, você pre­cisa mantê-lo hidratado para que ele fun­cione cor­re­ta­mente. Porque você não está tra­bal­hando tão duro enquanto você dorme, seu corpo não pre­cisa de exc­re­tar muitos flu­i­dos. Quando você o fornece com água antes de ir para cama, ele sim­ples­mente recar­rega seus níveis necessários.
  
Bene­fí­cios de Queima de calorias 

A água é um queimador de calo­rias nat­ural. Você pode ter ouvido que beber água gelada é uma boa maneira de queimar calo­rias e que ajuda a perder peso. Emb­ora isso não é nec­es­sari­a­mente ver­dade para todos, existe uma grande quan­ti­dade de ver­dade por trás deste fato. Quando você bebe água fria, seu corpo pre­cisa tra­bal­har o dobro para se aque­cer, aumen­tando a taxa de seu metab­o­lismo e queimando calo­rias. Se você beber água antes de ir para a cama, seu corpo vai começar a tra­bal­har duro extra para aque­cer, aumen­tando o seu metab­o­lismo.
  
Pro­mover o bom sono

Está nat­u­ral­mente a equi­li­brar as vit­a­m­i­nas do seu corpo, nutri­entes e min­erais quando você bebe água, repondo tudo o que ele queima e mantê-lo fun­cio­nando cor­re­ta­mente. Ao beber água antes de dormir, seus hor­mônios, os níveis de ener­gia, mús­cu­los e artic­u­lações tornam-se equi­li­bra­dos. Isso ajuda você a relaxar e faz você se sen­tir reju­ve­nescido pela manhã. Enquanto você dorme, a água tem o tempo para atin­gir todas as partes do seu corpo e repor todos os flu­i­dos total­mente. Com o tempo, você será capaz de dormir mais pro­fun­da­mente e de forma con­sis­tente, deixando seus mús­cu­los, vit­a­m­i­nas e min­erais em harmonia.

Bene­fí­cios na Remoção de Tox­i­nas

Um dos mel­hores bene­fí­cios da água potável é que ela age como um limpador nat­ural. Seu corpo atrai muitas tox­i­nas, a par­tir de ali­men­tos, meio ambi­ente e out­ros ele­men­tos. Limpá-lo de modo con­sis­tente aju­dará a mantê-lo saudável e fun­cio­nando bem.
Beber água antes de ir para a cama vai fornecer a seu corpo com os supri­men­tos (água) e o tempo para limpar o seu sis­tema de tox­i­nas inde­se­jadas. Vai ter bene­fí­cios no seu apar­elho diges­tivo, os mús­cu­los e até mesmo bene­fí­cios para a sua pele do processo de limpeza. Você vai se sen­tir mel­hor, perder peso mais rápido e ter mais ener­gia durante o dia.
Jun­ta­mente com todos os bene­fí­cios para a saúde nor­mal de água potável, sim­ples­mente tomar um copo antes de ir para a cama cada noite pode ter um efeito grande e pos­i­tivo em seu estilo de vida.
Você vai dormir mel­hor, estar mais alerta durante o dia, digerir mel­hor os ali­men­tos, perder peso e se sen­tir mel­hor no seu todo.

FONTE: http://www.i-legumes.com/beneficios-saude/beneficios-de-beber-agua-antes-de-dormir/

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Novas Diretrizes da AHA






- O tradicional procedimento “ver, ouvir e sentir” se há respiração foi retirado.
- Grande ênfase nas compressões torácicas de alta qualidade. È aceitável, inclusive, que o leigo realize apenas as compressões (sem ventilação).
- O tradicional ABC foi substituído por CAB (compressões, vias aéreas e respiração). Ou seja, o socorrista atuando sozinho deve iniciar a ressuscitação com 30 compressões, em vez de 2 ventilações, para reduzir a demora na realização da primeira compressão.
- A desfibrilação deve ser realizada o mais rápido possível, se indicada.

C – Compressões Torácicas:
As compressões são dadas na altura do coração, cerca de dois dedos acima do processo xifoide ou entre os mamilos (ver foto). As compressões devem ser suficientes para comprimir o tórax em cerca de cinco centímetros e retornar (Para uma RCP eficiente, os braços devem ser mantidos esticados sempre e o tronco do socorrista é que desce). É importante comprimir e depois soltar completamente (o coração é uma camara e precisa de tempo para encher depois de ser esvaziado por uma compressão). A frequência de compressões deve ser de aproximadamente 100 vezes por minuto (um jeito de tentar manter o ritmo é contar 1001.. 1002.. 1003...), mantendo um ângulo de 90º dos braços sobre o tórax da vitima, que também é fundamental para uma boa RCP.
A massagem cardíaca não deve ser feita por uma só pessoa por mais de 2 minutos (estudos demonstram que o socorrista se cansa e perde sua eficiência depois desse tempo). Porem, se só você sabe ou é capaz, faça direto, o quanto aguentar.

A – Verificar Vias Aéreas
Depois de 30 compressões, é pode-se verificar se a vitima responde, e, nesse momento é a hora de abrir as vias aéreas e verificar se algo obstrui a passagem do ar (NUNCA coloque a mão na boca de uma pessoa inconsciente, apenas olhe e só se houver algo, tente retirar com alguma pinça ou algo do gênero).

B – Ventilar!
Se não há nada visível obstruindo a passagem do ar, e você não sente que ele entra ou sai, é hora de tentar a famosa respiração “Boca a Boca”. Apesar de todo preconceito gerado sobre ela (às vezes o colega acorda e nem te liga na manha seguinte) a respiração boca a boca não se trata de caricias entre amigos íntimos! Para realizá-la é preciso cobrir a boca da vitima com a sua, tampar o nariz da vitima e soprar com força.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Tratamento de choque para a depressão



Técnica vem sendo amplamente aplicada em hospitais ligados a grandes instituições de ensino
Veículo: Jornal da Cidade - Bauru
Seção: Geral
Data: 16/03/2009
Estado: SP

Um controverso método terapêutico, que costuma evocar no imaginário coletivo reminiscências das antigas práticas de tortura, ainda é considerado por um expressivo número de médicos a mais poderosa arma no tratamento de distúrbios psiquiátricos graves. A eletroconvulsoterapia, termo técnico que designa atualmente o método que utiliza estímulos elétricos para induzir no paciente uma crise convulsiva de curte duração, vem sendo amplamente aplicada em hospitais ligados a grandes instituições de ensino, como as universidades Estadual Paulista (Unesp) e a de São Paulo (USP).

Mais antigo e polêmico tratamento biológico do arsenal da psiquiatria moderna, a eletroconvulsoterapia é um procedimento regulamentado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). Atualmente, um movimento no Congresso Nacional vem tentando credenciar a técnica junto ao Sistema Único de Saúde (SUS), de modo que possa ser oferecida de forma gratuita à população.

Defensores da técnica afirmam que a eletroconvulsoterapia é o método mais eficiente para o tratamento de determinados distúrbios psiquiátricos graves, em especial a depressão profunda e a esquizofrenia. Os críticos, por sua vez, argumentam que a terapia de choques ataca apenas os sintomas das doenças e não as causas, sem contar que é invasiva e anuladora do sujeito (leia mais no texto abaixo).

Mesmo os profissionais que se dizem favoráveis ao uso da eletroconvulsoterapia admitem que o método só deve ser usado em último caso, com base em um conjunto de fatores que justifiquem a aplicação dos choques.

Parte dos especialistas garante que a terapia é segura. Séries estatísticas históricas apontam que a taxa de mortalidade relacionada ao procedimento é de dois casos para cada 100 mil pacientes. A quantidade é inferior ao número de óbitos causados pelo uso de medicamentos, que é de cinco para cada 100 mil.

O procedimento dura cerca de dez minutos no total. Antes de ser submetido aos choques, o paciente recebe anestesia geral - essa parte, aliás, é a mais demorada da técnica. Depois que o indivíduo se encontra totalmente relaxado, recebe um estímulo elétrico de baixa intensidade (entre 90 e 600 milicoloumbs), com uma energia máxima de 100 joules (para termos de comparação, aparelhos desfibriladores, utilizados para regularizar as contrações dos músculos do coração, chegam a utilizar 330 joules).

A crise convulsiva obtida a partir desse estímulo tem, em média, 20 segundos de duração, e nesse período o paciente é monitorado por aparelhos de eletrocardiograma e eletroencefalograma, sem contar que tem sua pressão arterial aferida constantemente.

Os estímulos elétricos serviriam para modificar a atividade dos neurônios, células responsáveis pela transmissão dos impulsos nervosos em nosso organismo, fazendo com que o humor do paciente também se alterasse.

Os modernos aparelhos de eletroconvulsoterapia seriam capazes de controlar todos os parâmetros clínicos do paciente. Com isso, a máquina deixaria de emitir o estímulo elétrico quando “percebesse” que não seria bem sucedido.

O número de aplicações utilizadas no tratamento costuma variar de acordo com a situação da pessoa que será submetida à terapia. Mas de dez a 12 sessões (duas ou três por semana) costumam ser suficientes para recuperar portadores de depressões graves.

Mesmo depois de o paciente apresentar melhoras em seu quadro, pode ocorrer de o médico indicar sessões de manutenção de mês em mês para que os sintomas não voltem a se agravar. Há casos, também, em que a pessoa precisa continuar o tratamento com medicamentos para sustentar os efeitos obtidos por meio da eletroconvulsoterapia.
 
Leia mais em: http://abp.org.br/portal/clippingsis/exibClipping/?clipping=9089

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

ATUALIZE-SE! IPED é mais uma opção para quem deseja fazer cursos online


Fundada em 2001 e posicionada no mercado como uma verdadeira empresa de educação, o iPED - Instituto Politécnico de Ensino a Distância - investe na formação de valores morais e sociais. A empresa tem a missão de promover a educação de maneira democrática levando ao mercado mais de 500 opções de cursos, em 30 áreas e presente em mais de 60 países.
O Grupo iPED, que já formou mais de 1 milhão de alunos ao longo de sua história, se consolida como um dos principais meios de educação online do Brasil.

O grupo é formado pelas seguintes unidades de negócios: Cursos Profissionalizantes, Cursos para Crianças, Cursinho Preparatório para Vestibular, Cursos Preparatórios para Concursos Públicos e planos Corporativos. Um grande diferencial no mercado de ensino a distância é a tecnologia de ponta, já que o servidor se encontra em um dos maiores Data Center do país. O material didático oferecido para os alunos é elaborado por conteudistas, professores e pesquisadores das mais renomadas instituições, em diversas regiões do Brasil.

http://www.iped.com.br/